Image Alt
  /    /  ADVID | Carta Dia da Sustentabilidade

25 de Março || Dia da Sustentabilidade

A base da Sustentabilidade ambiental está no respeito pela Natureza

 

O Alto Douro Vinhateiro (ADV) foi inscrito na Lista do Património Mundial da UNESCO na categoria de Paisagem Cultural Evolutiva e Viva, em  2001. Para a sua conservação e transmissão às gerações futuras, as práticas vitivinícolas devem estar em perfeita integração com o meio natural que lhe serve de suporte.  Este é o conceito de sustentabilidade ambiental, sendo que a Quinta do Pôpa, instalada em pleno ADV, trabalha para estar em perfeita consonância com este atributo – Sustentabilidade.

É inegável a relevância do setor vitivinícola para a economia nacional. Nos últimos anos, as empresas deste setor fizeram importantes investimentos que se traduziram em tecnologia, no desenvolvimento de novos produtos e na consolidação das suas marcas em mercados nacionais e internacionais. Para além dos desafios diários colocados pela economia global, o setor depara-se com vários outros desafios, entre os quais as alterações climáticas e as suas repercussões.

Este facto é preocupante pois, de acordo com um estudo climático encomendado pela ADVID ao Prof. Gregory Jones, no pior cenário previsto, caso não se tomem as devidas medidas de mitigação, o aumento gradual de temperatura, falta de água durante o período vegetativo, e o aumento da frequência e severidade de eventos extremos, previstos para 2050 e 2080, poderão condicionar seriamente a viabilidade da vitivinicultura na Região Demarcada do Douro. Isto comprometerá toda a Sustentabilidade da região na medida em que as suas economia, história e cultura estão alicerçadas no setor.

Para responder a este desafio, as empresas do setor vitivinícola, tais como a Quinta do Pôpa, têm vindo a fazer um esforço crescente na reconversão dos seus processos produtivos, integrandona sua operação diversas práticas sustentáveis, como por exemplo: sistemas rigorosos de gestão do stress hídrico, práticas de preservação da biodiversidade, gestão de infraestruturas ecológicas, gestão integrada da protecção da videira, viticultura de precisão, replantação de castas mais resistentes à seca,  processos de reutilização, reciclagem e valorização de subprodutos e águas residuais.

 

A ADVID tem vindo a expandir ao longo dos anos o seu contributo na promoção de uma produção mais sustentável, divulgando e dinamizando a implantação de práticas sustentáveis junto dos seus associados. Foi neste enquadramento que foi estabelecida a parceria com a Quinta do Pôpa, a qual, reconhecendo a urgência da inclusão de práticas sustentáveis na sua empresa, recorre à experiência desta entidade para suportar a identificação e implementação de diversas práticas de conservação da biodiversidade e medidas sustentáveis que possam ser implementadas no seu contexto específico. Falamos do reconhecimento do capital natural, não apenas como uma ferramenta de valorização de produtos e serviços provenientes do stock natural, mas também como um recurso natural no combate aos impactos das alterações climáticas e outros desafios, assim como no suporte da sustentabilidade de uma operação nos seus diferentes pilares – o ambiental, económico e social.

Existe apenas um planeta Terra e estima-se que, em 2050, o mundo consumirá três vezes mais recursos. Sabe-se que metade das emissões totais de GEE e mais de 90% da perda de biodiversidade provêm da extração e processamento de recursos naturais. Nesse sentido, a promoção e implementação de práticas sustentáveis representam um importante contributo para alcançar a neutralidade climática até 2050 e dissociar o crescimento económico da utilização de recursos, assegurando simultaneamente a competitividade e resiliência dos agentes económicos.

 

Think global, act local 🌎 Together, PôpaFRIENDS, we can do it better.